top of page

Comentários sobre meu livro 

Daniela Rubi Brecci

05/08/22 01:47

Que coisa mais linda!!!
Um dos melhores livros que li. Há tempos não chorava lendo um livro. Há tempos um livro não prendia minha atenção como este.
Obrigada por ter se disposto e enfrentado a lembrança de suas próprias dores para que hoje eu pudesse me identificar com elas e me sentir consolada e acolhida.
Seu livro trouxe esperança para meu lar e podemos também de antemão dizer ELA NÃO VENCEU E JAMAIS VENCERÁ.
Você nos fez lembrar de que há mais do que um corpo, mais do que a terra em que habitamos, mais do que os dias que vivemos aqui e agora. A eternidade está lá sorrindo para nós e dando- nos boas vindas.
Muito obrigada.

Felipe Cattini

25/09/21 15:30

José, cheguei ao seu livro através da indicação de sua sobrinha Marcella e quero dizer que me emocionei em diversos momentos. Sua história é transformadora e cheia de importantes lições a serem aprendidas. Afirmo com tranquilidade que é um dos melhores que já li e que ele mudou a minha vida. Você é uma inspiração. Muito obrigado por compartilhar sua trajetória! Desejo a você muitas bençãos e uma vida cheia de alegrias!

Francisco Ricardo (Chico)

22/06/21 18:37

Olá meu amigo José Afonso!

Confesso que somente ontem terminei de ler o seu livro: “Ela não venceu”.
Li em dois dias.
Comprei seu livro em 13 de setembro de 2020.
Sendo assim, a pergunta que se apresenta é: porque tanto tempo para iniciar a leitura?
Bem, eu acredito que os livros tem o seu tempo, como se devêssemos antes ter o espírito preparado para poder vivenciá-los.
E para que tanto preparo?
Nós leitores sabemos que a jornada da leitura, seja ficção ou não, exige do leitor. A história contada nos fará vestir personagens, sofrer com os injustiçados, vibrar com as conquistas, talvez chorar com as perdas.
Como? Ficção também?
Sim, claro. J.R. Tolkien ao escrever o “Senhor dos Anéis”, onde narra a tomada da Terra Média pelo terror de Sauron, descreveu batalhas épicas de Orcs contra humanos e Elfos, com uma riqueza de detalhes que nos transporta à batalha. Nos coloca em plena ação. Imagine o impacto da narrativa a um leitor mais avisado e conhecedor da biografia do autor, ao abstrair a carga mitológica e compreender que ali, de certa forma, Tolkien procurou trazer para a literatura os horrores de sua própria participação em combate na primeira guerra mundial. A história do Anel traz muito da vida de Tolkien, o que nos faz mergulhar nas milhares de linhas épicas com muito mais emoção.
Se a ficção já exige preparação, e traz profundas emoções, o que dizer de uma história real, contada pelo próprio autor, com personagens que tenho pleno conhecimento e da qual eu já conhecia muitos capítulos?
Sim, eu precisava estar preparado.
Sendo assim, há poucos dias trás, havia chegado, para mim, o tempo do seu livro.

Primeiramente, parabéns pelo livro. Pela escrita. Pela forma. Pelo estilo.
A história relatada, que já apresenta no seu título o desfecho do livro- “Ela não venceu” – nos conduz por vários gêneros literários, que nos permite navegar por diferentes emoções e estados de espírito. Está claro o romance, a didática de um artigo científico quando necessário, além de momentos de humor, como nas crônicas mais irônicas de Fernando Sabino. Em nenhum momento quis me desligar da leitura, deixar minha mente vagar. Eu precisava entender cada detalhe, ler cada pensamento, imaginar cada sensação.

É uma história muito forte, de muita intensidade.
Como tudo pode mudar em tão pouco tempo?
Como um corpo, uma mente e um espírito, conseguem vivenciar tantas reviravoltas e sobreviver, não sem sequelas, a tantas provações?
Como a família e amigos respondem tão rápido e com tanta garra frente aos fatos apresentados?
E Deus? Como encará-lo frente a frente?
Como entender seus desígnios?

Um dos grandes propósitos do livro, certamente, é o registro da experiência, que o torna uma excelente referência aos portadores de ELA em todo mundo. Auxiliará sobremaneira muitas pessoas que estejam passando por esse gigantesco problema. O livro apresenta muitas indicações médicas, fala a respeito de procedimentos, exames, cita diversas instituições e profissionais especializados, além de se apresentar como um fiel retrato do dia-a-dia do paciente, sua equipe, família, amigos e casa.

Mas, para mim, o livro é universal. Ele extrapola a referência em relação a um tema.
O que o torna digno de estar lado a lado com os clássicos, os premiados, os universais é sua humanidade. Todas as obras ditas clássicas trabalham com as características que nos tornam humanos. Nosso amor, fé, retidão, sofrimento, esperança.
No seu livro todos esses sentimentos sobram, e ao final você nos diz ser o homem mais feliz do mundo. Admite estar bem com Deus, apesar de tudo. Olha com alegria onde outros enxergariam desesperança. Ajuda ao próximo com aplicativos e livros, onde outros somente aguardariam o próximo dia chegar. A palavra amor é escrita muitas vezes mais que a palavra dor, que a palavra amargura.

Parabéns!

Não é fácil mostrar suas fraquezas, medos e demônios. E eles também estão lá. Como que para expurgar o que não tem mais lugar, abrindo espaço a outros sentimentos e ao desejo... desejo de viver.

Peço desculpas por me alongar, não queria ter escrito um texto. Mas quem me conduz é a emoção e admiração, e, nesses casos, como que um ato psicografado, merece continuar a discorrer.

Enfim, meu resumo, amei o seu livro. Ele me proporcionou muitas, imensas reflexões.
Parabéns ao ser humano José Afonso que hoje, após tantos eventos, está mais forte, mais sábio, um universo aberto em uma mente viva e sagaz.
Parabéns a sua fantástica família, que o abraçou e o abraça na trajetória da vida.
Parabéns aos seus amigos, incansáveis, que sempre o acompanham.
Parabéns ao meu cunhado Marcelo Accioly que sempre, sempre, me traz notícias suas e continua sendo o amigo que te desafia a superar os seus limites.

Continue escrevendo, por favor. Continue criando. Como você disse no seu livro, você tem um propósito.

Um grande abraço meu Amigo, fique com Deus!

Francisco Ricardo (Chico)

Renata

25/04/21 20:38

Inspirador.

Maria Aparecida Caires

13/04/21 00:58

Amei 🥰

Cristiano Prado Grangeiro

12/03/21 14:07

Primo, estava há algum tempo para escrever esse post sobre seu livro. Primeiro de tudo, quero dizer que tenho um orgulho e admiração enorme por você e tudo que você representa para seus filhos, sua esposa, sua família e todas as pessoas que convivem contigo. Não consigo imaginar a minha vida diante das dificuldades e desafios que você passou desde a aparição do ELA. Você é um forte e perspicaz guerreiro pois aprendeu a lutar contra essa doença de maneira muito sabia e usando o que vc tem de mais forte: a sua mente! Meu pai inclusive sempre me mostrou que nossa mente é capaz de tudo. Basta querermos de verdade e teremos!! E ao ler seu livro, lembro de outro livro que li há muito tempo atrás, quando ainda jogava tênis. Chamava-se “The Mental Game” de James Loehr e ainda depois o “O Poder sem Limites” de Anthony Robbins. E alguns tantos outros livros, sugeridos pelo meu pai, sobre como nossa mente é poderosa. E este seu livro mostra muito isso!! É claro que o suporte de uma família maravilhosa e sua crescente fé foram essenciais para vencer a ELA. Não há dúvidas!! E ao ler este seu incrível e instigante livro, fico ainda mais admirado, não só pela sua força interior, mas por descrever tão claramente e sem pudor seus medos, inseguranças, momentos de desespero e algumas vezes a vontade de desistir de tudo. O livro passa diferentes emoções e nos leva a sentir, pelo menos um pouco, tudo aquilo que voce sentiu nesses 8 anos com a doença. E isso é maravilhoso e muito muito inspirador!! Obrigado primo, pelo que você é e por tudo que você representa! Espero que este seja o primeiro de muitos outros best sellers!! Grande beijo e parabéns pelos seus 50 anos!! Que venham muito mais!! P.S. Já passei o livro pra babá dos meus filhos pois o cunhado tem ELA e segundo ouvi, ele não tem tido mais gosto pela vida. Espero que o livro seja fonte de inspiração e esperança pra eles, como tem sido para tantas outras pessoas.

Carlos Alberto Padilha

14/12/20 20:38

Acabo de ler seu livro, emoção do início ao fim. Belo exemplo de força e superação. Obrigado Zé Afonso. Que Deus continue te abençoando.

Jackson Artaxerxes Matos

09/12/20 14:13

Durante a leitura do livro fui construindo uma imagem do autor como um pessoa forte que não se deixaria levar por nenhuma adversidade nessa vida. ELA , aparentemente, tirou dele muitas coisas na jornada mas não o desejo de viver alegre e intensivamente, independentemente das pedras no caminho, mostrando ser um homem amoroso, um sujeito especial que nos mostra a delicia do viver, que transforma em sinfonia as trovoadas do caminho.
Seu relato é um ato de amor, uma intimação para o despertar da consciência através do exemplo para todos aqueles que ainda não despertaram para a grandeza da existência.

Manoel moreira de oliveira

05/12/20 20:49

meu irmão leu é portador desta doença se não me engano quase o mesmo tempo que vc. gostou bastante. felicidades.

Roberto Akira

27/11/20 11:28

parabéns pelo livro! relato sincero e delicado sobre a vida.

Carla Guimarães

09/11/20 00:38

Linda história de superação, grande exemplo para quem teima em reclamar da vida ou se entristece muitas vezes sem saber o porquê.
O livro é uma lição de amor aos laços de família, às amizades verdadeiras e à força de um casal.
É uma ode ao otimismo, um exemplo da capacidade humana de se reinventar e de se adaptar às mais diversas adversidades.
Escrito com a leveza de quem tem um admirável bom humor e inteligência surpreendente.
Super recomendo

Patricia Pereira Monteiro

05/11/20 22:18

Como amei ler sua história. Que exemplo de superação. Você e sua família estão de parabéns. Livro leve e de rápida leitura. Li em apenas dois dias.

Patricia Pettersson

05/11/20 18:00

Adorei seu livro. Bem comovente e sincero. As paginas transbordam de emoção. Como alguém disse "você não escolhe o que lhe acontece, mas escolhe como reagir ao que acontece". Fantástica a sua forma de encarar a vida e fiquei feliz de ver todo o apoio ao seu redor. Faz mesmo a gente pensar no que é importante na vida.

Gabriele

01/11/20 00:28

Ri e chorei com vc. Não se resignar à doença e ir além dela é um grande diferencial.
Fui lendo o livro aos poucos. A sua história também foi a do meu pai. Foi uma oportunidade de conhecer melhor a evolução da doença e as emoções nos bastidores. Foi uma grande oportunidade de recriar laços mais amorosos com o meu pai.
Obrigada, Zé, por compartilhar a sua história.

Kendy Osiro

26/10/20 14:00

Maravilhoso livro. Li em um dia, não conseguia parar de ler. Ao narrar sua história, lembro das sagas de heróis, onde o mocinho tem de enfrentar dragões, demônios, e em algumas situações parece que está tudo perdido, mas no fim, o herói sempre vence. Não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, nem à sua família, porém parece que somos amigos de longa data. Sua história é inspiradora, me fez chorar, rir e sobretudo refletir sobre a vida. Todos nós temos um propósito de vida, você encontrou o seu que é inspirar e ajudar as pessoas com seu otimismo, alegria e superação. Parabéns pelo software que vc desenvolveu! Parabéns por sua maravilhosa família e acredito sim que seja teu merecimento ter pessoas queridas que te apoiem. Ao terminar de ler o livro, me veio a ideia de ver sua vida em um filme. É um sonho, quem sabe, acontece?

Pedro Enéas Mascarenhas

21/10/20 18:30

Confesso “maratonei”! Parabéns Zé Afonso! o seu livro é excelente! É realista, leve, alegre, triste, humano... A narrativa é empolgante... Você é uma pessoa muito especial mesmo! Um exemplo a ser seguido. Grande abraço amigo.

Marcelo Leite

19/10/20 21:21

Passado um mês da leitura do livro, ainda ronda em minha mente o exemplo encorajador do Zé. Indubitavelmente um guerreiro, bem-humorado e otimista que tem a generosidade de compartilhar conosco toda sua dor, luta, medos e aprendizados diante de uma doença devastadora. É impossível não se emocionar com sua força.
Zé, você é um vencedor (menos no poker! rsrs), e eu tenho enorme orgulho de ser seu amigo.

Nara Matos

28/09/20 03:40

Ohhh! Zé! Que privilégio ler seu livro! Devorei as páginas em apenas 3 sentadas! Obrigada a vc e a sua família por compartilhar essa história de coragem, resiliência e amor! Vcs são inspiração pro mundo! Fiquei profundamente tocada. Vc que já era uma pessoa incrível antes d”ELA” conseguiu se superar e se tornar ainda mais brilhante! Parabéns meu querido! Muito orgulho de te conhecer e ter convivido um pouco com vc!

Flávio Bastos

25/09/20 03:01

Querido Zé,
Perdoe a intimidade, mas falo com a vontade de um desconhecido que gostaria de privar da amizade de alguém como você: inteligente, espirituoso, sensível, amoroso, dedicado e otimista. Sorte de seus familiares e amigos, por poderem desfrutar de tão agradável companhia.
Até que tentei esticar, mas não consegui: em duas sentadas apenas fiquei sem o seu olhar apurado sobre a vida e as pessoas. Ficaram as lições de vida plena, de humanidade e de espiritualidade e aquele gostinho de "quero mais."
Que Deus, Pai, Criador e Mantenedor de todo o Universo, possa continuar abençoando-os.
Perdoe a

Giovana Ximendes

24/09/20 16:50

Parabéns! A sua história foi muito bem escrita! O livro é maravilhoso, emocionante, divertido, motivador, uma verdadeira lição de vida! Nos mostra a importância dos amigos e familiares, que devemos aproveitar cada dia e também nos ensina a não se entregar às mazelas da vida, lutando sempre!!

Mimi Meguerian

24/09/20 00:17

Que exemplo de vida!
Obrigada por nos dar a oportunidade de conhecer essa história tão linda... que nos emociona muito e ensina mais ainda!
Li o livro em dois dias, é encantador como vc nos leva junto com suas palavras... Parabéns!

Fabíola Quartin

23/09/20 18:40

Que privilégio poder ler esse livro, tive um enorme aprendizado ! Parabéns pela demonstração de força, coragem, companheirismo e amor, sua e de toda sua família. Um exemplo de superação e resiliência. Me emocionei do início ao fim.

Rafael Patu

20/09/20 14:16

Devorei o livro em apenas um dia, sempre com lágrimas nos olhos e torcendo p que ele não acabasse. O livro é a cara do seu autor, um cara engraçado, amigo e muito família. Uma grande lição de vida, otimismo e determinação. Parabéns a Valéria e Dona Edna, dois verdadeiros "monstros na arte do amor e do companheirismo ilimitados, e também ao meu "irmão" Marcelo Accioly, grande incentivador do projeto e tb a grande "ponte" entre o Zé e a galera da UnB nos nossos deliciosos encontros de fim de tarde das terças-feiras. A cabeça do Zé está melhor do que nunca e estamos aqui, ansiosos, esperando pelo próximo projeto. Por fim, uma mensagem simpática e direta p essa doença: Chuuuuuuuuuuupa, ELA!!

Flávia Barros

20/09/20 01:22

Leitura que impressiona pela dureza de sua realidade mas, ao mesmo tempo, pela sua intensidade e pela mensagem de que não importa o obstáculo, a vida sempre vai prevalecer. O sentimento é de gratidão e de respeito a essa pessoa iluminada que vem ensinando vida de maneira incrível.

Sérgio Cruz

18/09/20 18:26

Que livro espetacular! Recomendo demais!
O autor conseguiu nos colocar dentro da sua casa e dentro da sua vida e, apesar de passar por uma provação tão difícil, escreveu todos os acontecimentos com muita leveza. Seu sentimento de superação, resiliência e motivação para continuar a viver e continuar produzindo, mesmo com as limitações decorrentes da doença, é um grande exemplo de como devemos encarar nossa caminhada, mesmo diante das dificuldades que a vida nos impõe.
Agradeço a grande lição!

Aline Fagundes

18/09/20 11:35

Que livro!!!

Todo ele é fantástico, sem medo de estar exagerando, digo que é perfeito!
Em cada página conseguimos sentir o quão especial é o autor, e como essa família é forte, amorosa e admirável.
Uma mistura de amor e orgulho me invadiu durante toda a leitura.
O autor, humildemente, mostra quem é e com isso vai descobrindo tudo o que pode ser.

Uma história de luta, perseverança e, sobretudo, resiliência, que nos ensina que os heróis não precisam de capa, espada ou cinto de utilidades.

Esse livro mudará vidas. E não só dos “portadores” de ELA, não só dos familiares, amigos e pessoal do suporte médico (médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas etc).
Terminei o livro admirando e amando essa família como se fosse a minha!

Leonardo Dias

18/09/20 01:14

O livro traz uma bela e profunda lição de resiliência e determinação. É uma história emocionante que descreve, de forma sincera e direta, sentimentos e emoções que o portador de ELA vivencia na luta diária por qualidade de vida. É, sobretudo, uma linda história de amor à vida. Parabéns, Zé! Obrigado por compartilhar essa linda história.

Marcelo Guido

16/09/20 20:32

Devorei o livro. Emocionante, informativo e inspirador. Todos deveriam ler ! Um trabalho de primeiríssima !!

Marcelo Accioly

16/09/20 21:17

O livro ficou muito bem escrito, pitadas de humor junto à todo o drama que envolve a batalha dessa bela família contra a famigerada doença, tornaram a leitura agradável e dinâmica. É fácil ser transportado para o cotidiano de Zé, Valéria e família. Muita alegria e orgulho em presenciar a vitória frente a tantos obstáculos. Que José Afonso com sua mente brilhante continue nos inspirando a sermos melhores como seres humanos.

bottom of page